sábado, 22 de novembro de 2008

Trabalhando com literatura de cordel

“A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola.”Fonte: Wikipedia



Texto elaborado no encontro a partir da leitura de cordel:

Resposta da muié aos homi

Vejam so que desaforo
desses homi falando d'eu
eles pensam que são tudo
mas eu sou muito mais eu
eles falam das muié
mas escutem meu conseio
é mior ficar quietinho
ou então se olhar no espelho
Tem homem pequeno ignorante
que acha que é o tal
e tem homem mole, mas grande
que só tem cara de mal
tem muito homi panançudo
precisano trabalhar
vai pro bar e bebe tudo
vai pra casa so cochilar
Mas tem homi intiligente
que sabe cuidar do que é seu
cuida dos fio e da gente
e namora igual um Romeu
é romantico e carente
que nem o marido meu.

(Flavia, Patricia e Valmir)

HOMI DE TODO JEITO

Minhas caras companheiras
Nesse mundo de meu Deus

Tem homi de tudo que é jeito
Uns crente outros "ateu".
Tem homi que gosta de pingae se empanturra de montão
Faz coisa que até Deus duvidae o diabo não acredita não.
Tem outros que saem no quente sol
trocando sua queridinha por uma partida de futebol.
A televisão é sua grande amiga que não lhe deixa na mão
Passa o dia na frente dela pedindo água e pão.

Tem uma danada de uma coceira
que não acaba mais no meio das suas pernas
é na frente, não atrás.

Tem um monte de outros defeitosque
aqui eu nem vou citar
mas vocês minhas companheiras,
de imaginar.

Apesar de tudo isso tem muitos que são cabra bão
arruma a pia do banheiro
e aquela encanação
quando precisamos dele já vem com a ferramenta na mão.

Muitos trabalham de sol a sol pra trazer o leite e o pão
e há aqueles que até ajudam fazendo a arrumação.

Homi tem de todo jeito
o que é preciso é perceber as qualidades e não os defeitos
pra com eles poder conviver!


Autoras: Gisele, Raíssa e Jucylane

Nenhum comentário: