quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Análise do livro didático




Todos nós, membros do grupo, trouxemos de nossas escolas livros didáticos de Língua Portuguesa de 3ª à 8ª série para analisarmos seu contexto.


Observamos que a maioria dos livros, ao contrário do que deveria ser, não expressam a linguagem característica da região para a qual estão sendo destinados. Muitos apresentam simplesmente uma linguagem padrão como se todos os seus usuários morassem no mesmo espaço físico e utilizassem a mesma variante linguística. Desta forma, a maioria dos livros apresentam poucos textos que demonstram a pluralidade de línguas que existem no Brasil.


Contudo, os livros apresentam bastante atividades de leitura com diferentes gêneros tex

tuais tais como: poesias, textos narrativos, piadas, notícias, folhetos, crônica, entrevista, lendas, dentre outros.


Os livros também apresentam debates e explorações orais o que facilita o trabalho do educador em sala de aula.


Foi muito interessante este momento de análise do livro didático e pudemos perceber que até mesmo dentro desta região administrativa na qual trabalhamos, Planaltina, há uma variedade de livros e isso também modifica o trabalho de escola para escola.


O ideal seria, acredito eu, que esta escolha de livros que acontece nas escolas fosse feita com mais seriedade e que se atendesse ao melhor pedido, sendo isso direcionado a todas as escolas de cada região administrativa. Este momento de análise é imprescindível que aconteça por parte de todos os que utilizam o livro como um recurso a mais em sala de aula.

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