leitura e produção de textos multimodais
Você acha possível ler um texto que não tenha palavras?
Qual a linguagem utilizada num texto sem palavras?
Qual o gênero de um texto não-verbal?
Como será um texto não-verbal?
Material Necessário
Textos multimodais – charges
Cartazes com os textos ampliados
Cópia com as charges reduzidas
Transparências com charges diversificadas
Lápis, borracha, apontador, caneta
Tesoura e cola
Tesoura e cola
Público-Alvo
Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos…… qualquer pessoa que tenha ou não interesse pela leitura!
Operacionalização
1º Momento
Formar grupos com 04 participantes em cadaApresentar a proposta da oficinaMostrar os cartazes com as charges ampliadas, um de cada vezInstigar a leitura e a produção de textos orais sobre as imagensCompartilhar as idéiasFalar sobre os textos multimodais
Formar grupos com 04 participantes em cadaApresentar a proposta da oficinaMostrar os cartazes com as charges ampliadas, um de cada vezInstigar a leitura e a produção de textos orais sobre as imagensCompartilhar as idéiasFalar sobre os textos multimodais
2º Momento
Apresentar a proposta da confecção dos livros
Orientação sobre a transcrição de textos não-verbais para textos verbais
Apresentar a proposta da confecção dos livros
Orientação sobre a transcrição de textos não-verbais para textos verbais
Oferecer o material necessário para cada grupo
Confecção do livro em origami
Ordenação e colagem das charges – as mesmas dos cartazes, mas reduzidas
Ordenação e colagem das charges – as mesmas dos cartazes, mas reduzidas
Produção escrita, revisão e reescritura
Apresentação dos livros para todos os participantes da oficina
3º Momento
Intervalo e lanche
Intervalo e lanche
Apresentação de outras charges em transparência
Leitura e produção de textos orais sobre as mesmas
4º Momento
Apresentação e socialização dos livros produzidos para toda a comunidade escolar
Textos multimodais são produções que apresentam várias alternativas de leitura e de interpretação além da decodificação da escrita, ou seja , que têm outros modos de lermos. Alguns bons exemplos de leitura de textos multimodais são charges, histórias em quadrinhos, tirinhas de jornais ou revistas, pinturas, esculturas, grafites, músicas, slogans, mapas, hierogrifos, placas de trânsito, gráficos, outdoors... Em suma, existem multimodos de lermos o mundo que nos cerca e nossos alunos merecem perceber essas possibilidades!
Dando Asas a Leitura
Confeccionando um livro com dobraduras com a cursista Giselle
Um comentário:
PARABÉNS, PATRÍCIA!
SEU BLOG ESTÁ ÓTIMO, CONTINUE SEMPRE POSTANDO E ENRIQUECENDO-O.
SENTIREI SAUDADES!
VALQUIRIA
Postar um comentário