segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reflexões sobre a coerência e a construção do sentido

Neste encontro, percebemos a importância do conhecimento prévio que carregamos conosco (lingüísticos e de mundo). Para compreender um texto o leitor precisa estabelecer uma relação entre o conteúdo expresso e seus conhecimentos prévios.

Exemplo:
uma campanha publicitária onde a compreensão do texto somente é possível se o leitor já possuir previamente algum conhecimento do qual possa partir para processar as informações contidas no texto;



Outros exemplos:
“Mamão feliz da vida: “vou ser papaya’”;
“Quiabo afirma: “Todas babam por mim’”;
“Alho declara: ‘O sucesso não me fez perder a cabeça. ’”;
“Noz assume: ‘As festas me arrebentam. ’”,


É preciso entender que o contexto sócio-cultural do aluno, suas experiências e seus conhecimentos devem ser considerados como uma base de sustentação para a aquisição de novos conhecimentos, para que ocorra uma aprendizagem significativa.

Neste fascículo 4 há uma abordagem de tudo que ao longo do curso foi estudado e debatido, relacionados a oralidade e a escrita, estabelecendo uma coerência entre eles.

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