quarta-feira, 19 de novembro de 2008

REFLEXÕES EM GRUPO SOBRE O FILME DESMUNDO


No filme assistido há aspectos que encontram-se explícitos, porém muitos que apresentam-se implícitos.Como aspectos explícitos do filme podemos perceber: a crueldade com que os homens tratavam as mulheres, a influência da igreja, a crueldade para com as pessoas negras e africanas, bem como a necessidade de poder por parte do homem branco.Já como aspectos implícitos, aqueles que são necessários um pouco mais de atenção do telespectador, temos: a ambição de membros da própria igreja, o encesto que provocou uma gravidez indesejada onde a criança fruto desta atitude é portadora da Síndrome de Down, o ciúmes doentio do marido pela mulher a ponto de espancá-la sem motivo aparente, a traição que ocasiona o nascimento de uma criança que não é filha do marido, etc.O filme nos faz buscar em nós a presença de valores pois o mesmo foge até mesmo à muitos Direitos Humanos: pessoas que são tratadas como animais que precisam carregar outras nos próprios ombros, mulheres provenientes de conventos que são obrigadas a se casar a mando da própria igreja, a mulher que é trancada e amarrada como uma animal para que não fuja de seu dono, etc., Enfim, através do filme além das temáticas a serem abordadas especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, tais como: a mudança lingüística, a influência de outros povos na construção de nossa língua e a língua padrão X língua coloquial; também aponta temas a serem bastante refletidos, os quais nos faz perceber o quanto a ação humana em determinadas épocas de nossa história foram explicitamente vergonhosas e lutar através da nossa voz em sala de aula para combater todos os preconceitos e buscar uma sociedade mais justa, mais cidadã!


TEXTO REFLEXIVO SOBRE O FILME DESMUNDO O filme acima mencionado entrelaça a história de vida de uma orfã vinda de um convento em Portugal para se casar com um homem rude da época do Brasil colônia, com a própria história do Brasil em 1500.Em seu enredo o filme mostra-nos diversos tipos de preconceitos que eram bastante explícitos naquela época, tais como: o preconceito quanto às pessoas negras, contra os indígenas, mulheres e pessoas com necessidades especiais.
Mostra-nos o quanto o poder do homem branco atingia estas pessoas de forma cruel e até mesmo desumana.
O filme faz ainda referência à dados da nossa história, tais como: a caçada ao ouro no interior do Brasil ( os Bandeiras), bem como a escola destinada a disseminar a religião católica com os padres jesuítas.
Os personagens se utilizam ao longo do filme de uma linguagem própria da época que possui muitas diferenças com a língua coloquial dos dias atuais, inclusive há cenas que se não houvesse legendas seria impossível compreendê-las.
São expressões e palavras tais como:
aquo= aqui
deu gracias= graças a Deus
ancianas= velhas
frimosas= formosas
casar= casamento
frores=flores
emos= temos
mo= meu
vinde= venham
derriba= desça
pouquitinho= pouquinho
fermesuras= formosuras
gracias= obrigada
novio= noivo
Quem sois vós?= Quem é você?
poico= pouco
Me gosta desta! = Gosto dessa
amonte= monte ( no cavalo)
voluntades= desejos
Dentre inúmeras outras.
A partir destas expressões e falas é possível colocar na prática conceitos que adquirimos ao longo dos estudos reflexivos nos encontros do curso sobre traços que marcam o nosso falar e perceber que a fala varia de acordo com a época.
Por isso é importante que ao se trabalhar a língua em sala de aula o professor dê a oportunidade a seus alunos para conhecer um pouco da história de seu país, discorrendo sobre suas mudanças ao longo dos tempos, pois é possível que o aluno passe a perceber que nossa língua não é algo estático, mas sim algo que está em constante inovação no dia-a-dia.
Isso poderá com certeza influenciar na construção dos leitores e escritores que estes se tornarão, pois poderão perceber-se como agentes transformadores e reprodutores de uma língua. Assim poderão notar que nem tudo é totalmente certo ou totalemente errado em nossos falares, ou seja, tudo pode sofrer influencia: seja do tempo, do espaço ou do momento vivenciado.

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