Embora saibamos que muitos dos "erros" cometidos por nossos alunos são resultados de uma variação lingüística oriunda de seu meio social, é necessário que os alunos conheçam as normas que regem o uso da língua.
Desta forma, procuro fazer com que meus alunos descubram seus próprios erros através da auto-correção.
A auto-correção apresenta um conjunto se sinais em que os alunos deverão identificar e corrigir seus erros. Assim:
1 – letra maiúscula
2 – Parágrafo
3 – escrita errada ( use o dicionário )
4 – pontuação
5 – acentuação
6 – concordância
Além disso, incentivo-os a leitura ( de textos, revistas, gibis, livros ou até mesmo jornais) pois é preciso o hábito da leitura. È através dela que aprendemos a interpretar e a escrever de forma clara e ordenada.
O ambiente em sala de aula propicia algumas intervenções, porém somente através da um processo contínuo de leitura, interpretação e escrita que será possível o uso correto das regras gramaticais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário