quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como trabalhar o “erro”? Qual a minha postura em sala de aula?

Embora saibamos que muitos dos "erros" cometidos por nossos alunos são resultados de uma variação lingüística oriunda de seu meio social, é necessário que os alunos conheçam as normas que regem o uso da língua.

Desta forma, procuro fazer com que meus alunos descubram seus próprios erros através da auto-correção.

A auto-correção apresenta um conjunto se sinais em que os alunos deverão identificar e corrigir seus erros. Assim:

1 – letra maiúscula
2 – Parágrafo
3 – escrita errada ( use o dicionário )
4 – pontuação
5 – acentuação
6 – concordância

Além disso, incentivo-os a leitura ( de textos, revistas, gibis, livros ou até mesmo jornais) pois é preciso o hábito da leitura. È através dela que aprendemos a interpretar e a escrever de forma clara e ordenada.

O ambiente em sala de aula propicia algumas intervenções, porém somente através da um processo contínuo de leitura, interpretação e escrita que será possível o uso correto das regras gramaticais.

Nenhum comentário: